terça-feira, janeiro 24, 2006

Destrinchando a Ladainha Marxista

Quem quer que pense que Marx defendeu os direitos dos trabalhadores não leu Marx ou Engels. De acordo com ambos o trabalhador deve se submeter ao processo histórico e ainda aguardar que a guerra entre as classes avance até a próxima fase da história. A justiça não pode ser requerida.

O marxismo acusa o cristianismo de consolar o povo com uma esperança celestial porque ele não entende que essa esperança é o fundamento para reforma social e a justiça no mundo. O próprio Marx oferece sua visão profética do futuro para que sirva de consolo. Mas esse paraíso só virá depois que a geração de marxistas de hoje estiver morta. Nenhum marxista receberá qualquer recompensa por sua esperança, nem nessa vida nem na próxima.

Leia o texto na íntegra aqui.
Aproveite e leia também esse.

3 comentários:

Norma disse...

Márcio, onde você arrumou essa figura HILÁRIA de um Marx Pop? Aliás, esse é um bom objeto de pesquisa. Podíamos fundar um grupo e cada um fica responsável por detectar o marxismo pop em uma área determinada; já pensou? O difícil ia ser NÃO achar marxismo nas coisas...
Abração!

Anônimo disse...

Embora não tenha qualquer simpatia verdadeira para com o comunismo, usei um raciocínio semelhante para falar das contradições do capitalismo:

Já foi dito e comprovado que em outro tempo as esperanças instiladas pelo cristianismo permitiram que ele servisse como instrumento de domínio e controle por parte das classes superiores. O homem comum que acreditava na felicidade numa vida futura não precisava revoltar-se contra as injustiças desta vida. A verdade é que, com esperanças ainda mais artificiais (e garantias pelo menos tão irreais), o capitalismo alcançou sucesso ainda maior como religião.

As multidões hoje em dia são fáceis de controlar e de apaziguar porque, diante de qualquer insatisfação com uma injustiça presente, basta acenar com a liberdade e a justiça inerentes ao sistema: “se você não chegou ate onde eu cheguei”, dizem em silêncio as classes dominantes, “é porque não tem a mesma garra e a mesma competência que eu. Você poderia ter se esforçado mais, e na verdade ainda pode: a culpa pelo seu fracasso é sua e somente sua”.

Segundo o cristianismo, o mundo é justo porque qualquer pessoa, desde que realmente queira, pode alcançar o paraíso na eternidade. Segundo o capitalismo, o mundo é justo porque qualquer pessoa, desde que realmente queira, pode ficar rica.


O resto aqui:

http://www.baciadasalmas.com/2004/as-variedades-da-experiencia-capitalista/

Anônimo disse...

Best regards from NY! alfa romeo uzywane butts 355 ferrari part Free avg anti virus protection against trojan Pornstars free movie high school musical piano lesons Vampire in trench coat 93 convertible saab http://www.cingular-phone-plans.info/cellphoneplansmobilemobilefamily.html Tramadolgeneric tramadol mp3 players