quinta-feira, janeiro 19, 2006

A vida é incerta

Esse post foi copiado daqui, mas foi postado originalmente aqui. Jonathan Edwards enviou em 1755 esta carta a seu filho Jonathan Edwards Jr., que tinha a idade de apenas nove anos e estava com Gideon Hawley em uma viagem missionária entre os índios. "A gravidade das coisas eternas, a preeminência e soberania de Deus, e a urgência de estar em paz com Ele são temas inconfundíveis."

Stockbridge, 27 de maio de 1755.

Querido filho,

Embora muito distante de nós, você não está distante de nossas mentes: Eu me preocupo muito com você, freqüentemente penso em você, e freqüentemente oro por você. Embora você esteja muito longe de nós, e de todos os seus familiares, contudo, é conforto para nós que o mesmo Deus que está aqui também está em Onohoquaha e que embora você esteja longe de nossa visão e de nossa assistência, você sempre está nas mãos de Deus, que é infinitamente gracioso; e nós podemos ir a Ele, e submetê-lo ao Seu cuidado e misericórdia. Cuide para que você não O esqueça ou negligencie. Tenha sempre a Deus perante seus olhos, e viva em Seu temor, e O busque a cada dia com toda a diligência: porque Ele, e somente Ele pode fazer você feliz ou miserável, conforme Lhe agrade; e sua vida e saúde, e a salvação eterna de sua alma e tudo nesta vida e o que está por vir depende de Sua vontade e desejo.

Na última semana que passou, na quinta-feira, David morreu; aquele que você conhecia e com quem brincava, e que vivia em nossa casa. Sua alma entrou no mundo eterno. Se ele estava preparado para a morte, nós não sabemos. Este é um aviso audível de Deus para que você se prepare para a morte. Você que ele sendo jovem morreu, tal qual os que são velhos; David não era muito mais velho do que você. Lembre-se do que Cristo disse, que você deve nascer de novo, ou nunca verá o Reino de Deus. Nunca se descanso enquanto não tiver uma boa evidência de que você é convertido e tornou-se uma nova criatura.

Nós esperamos que Deus preserve sua vida e saúde, e que você retorne a Stockbridge novamente a salvo; mas sempre se lembre de que esta vida é incerta; você não sabe se irá morrer em breve, portanto há a necessidade de estar sempre pronto. Nós temos a pouco ouvido que seus irmãos e irmãs em Northhampton e em Newark estão bem. Seu idoso avô e sua avó, quando eu estava em Windsor, mandaram dizer que o amam. Todos nós aqui dizemos o mesmo.

Eu, seu terno e afetuoso pai,

Jonathan Edwards.

6 comentários:

Anna Barros disse...

A carta de Edwards eh linda...
Espero que sirva de exemplo a mim mesma para ser uma boa mãe para os meus filhos na instrução da Palavra, no terno e afeto que toda mãe deve ter para com seus filhos!
Que Deus a todos nos ajude!

Volney Faustini disse...

Oi Márcio, gostei do seu blog. Aqui é melhor e mais ameno que o Orkut pra estarmos nos conhecendo melhor.
Interessante que na sexta passada falei do JE, após ter dado a dica do segredo da teologia de Calvino.

.....

É claro que tem pegadinha lá - mas acho que até JE ria também!

BTW - Era uma marca na vida de JEdwards estar sempre - a todos os momentos - preparado para encontrar com o Senhor - mesmo que Ele o chamasse em menos de uma hora!

Márcio S. Sobrinho disse...

Sem dúvida, anninha, que Ele nos ajude. A carta comove pela forma como ele trata o garoto que está longe de casa, em iminente perigo de morte, mas mesmo assim, ou, aliás, justo por isso, deve ser confrontado com as realidades últimas. E não há ninguém mais habilitado a fazer isto que o próprio pai, que é quem goza de autoridade sobre ele e lhe dirige os passos... e ainda mais se o pai é o JE :)

Obrigado pelo comment, Volney.
Espero que possamos travar um diálogo mais pacífico por aqui. hehehe. Já que, no fim das contas, temos em comum nada menos que as "desprezadas e explosivas doutrinas do evangelho", como disse o próprio JE em uma outra carta (http://www.monergismo.com/textos/historia/carta_jedwards_whitefield_12021739.htm)
Forte abraço.

Anônimo disse...

I have been looking for sites like this for a long time. Thank you! ass gaping shemales 1996 nissan pickup Adult dragon comics big fat women with huge fat tits land rover discovery e side panel tampa celebrex lawyers free shemale clips shemale cocktail frog slot machines Web phentermine online Shrinking penis stories Allegra lewiston utah Asian adult dvds with screen shots homemade adult videos free Negative effects of effexor Old saab model

Anônimo disse...

Excellent, love it! »

Anônimo disse...

Cool blog, interesting information... Keep it UP Provigil executive function Spansh butts how to repair hotpoint clothes dryer Car accident lawyer in buffalo new york Lonestar porsche club Software printing digital photos birth control pill acne Freeware pda ipaq hp adult toys Sales force training human resource leadership training cars inkjet catridges portable projector screen digital camera tooth whitening product zocor weight gain http://www.quitsmoking7.info Texan pornstars