A psicóloga e colunista colombiana Gloria Hurtado acusou o escritor brasileiro Paulo Coelho de ter plagiado um texto seu, escrito a partir de uma experiência com um paciente.
Hurtado disse à Rádio Caracol que em abril passado leu um texto de Paulo Coelho em uma revista colombiana e descobriu que era um plágio de sua coluna no jornal "El País", baseada em uma experiência com um paciente.
A psicóloga garante que Paulo Coelho fez uma pequena modificação no título e "clonou" parágrafos inteiros do texto original, o que qualificou de um "delito grave e falta de ética".
"Minha coluna se chama 'Cerrando círculos' e a dele 'Cerrando ciclos' (Fechando círculos e Fechando ciclos). Acredito que ninguém pode se enganar desta maneira. Além disso, ele pegou a idéia central e reproduziu trechos ao pé da letra".
Hurtado garante que o texto de Paulo Coelho segue a mesma seqüência da sua coluna e reproduz inclusive frases de sua autoria e parágrafos escritos após um trabalho de pesquisa.
A colunista admitiu que até sentiu orgulho de ser plagiada por Paulo Coelho, mas decidiu finalmente denunciar o caso.
_____
extraído de http://www.paraibaonline.com.br/noticia.php?id=114703
2 comentários:
Que Paulo Coelho é um idiota, é lógico demais. Agora, um plagiador, é fogo. Fico só pensando na aqualidade da obra que ele copiou: uma bela porcaria, com toda a certeza.
intiresno muito, obrigado
Postar um comentário