terça-feira, maio 17, 2005

Incoerência Lógica I - Joel Birman

por Olavo de Carvalho


Introdução do livro do psicanalista Joel Birman, Cartografias do Feminino (São Paulo, Editora 34, 1999)

"Este livro condensa no fundamental o meu caminho teórico pelo território da feminilidade em psicanálise, no qual se pode apreender em estado nascente as diferentes etapas que marcaram esse percurso. Assim, da leitura crítica do conceito de sexualidade, passando pelas experiências corpóreas do desnudamento e da exibição [etc. etc.], aventurei-me sempre pelo universo enigmático da feminilidade."

Um caminho teórico, uma sucessão de visões intelectuais, não poderia de maneira alguma abranger "a experiência corpórea do desnudamento e da exibição", pois quem vivencia corporalmente essa experiência é apenas a mulher que se desnuda e exibe, e não o teórico que pensa sobre o assunto.


Excluída a hipótese de que o autor tenha atravessado um estado temporário de conversão transexual, exibindo-se para uma platéia de machos e depois voltando à condição masculina para meditar sobre o acontecido, o que o Dr. Birman quer dizer, quando afirma que seu caminho teórico "passou pela experiência corpórea do desnudamento e da exibição", é, precisamente, que não passou de maneira alguma por essa experiência e que, como qualquer outro teórico destituído de atrativos mágicos, se limitou a pensar uma experiência alheia, na prosaica assexualidade do seu estúdio.

_____
e
xtraído de http://www.olavodecarvalho.org/textos/tiazinha.htm

Nenhum comentário: